A internet e as redes sociais são ferramentas poderosas na transmissão de informações. Em uma fração de segundos, elas podem decidir uma eleição, falir empresas ou desesperar pessoas com uma simples informação, muitas vezes equivocada pela falta de conhecimento.
Por isso, o Dr. Yujiro Abe, Ft., MSc, vai utilizar publicações científicas e literatura de referência para ilustrar o que é e como funciona o nosso corpo. Hoje, vamos falar um pouco sobre o Tecido Ósseo.
O Tecido Ósseo
Quando falamos de tecido, a ideia que temos é sempre a pele. Contudo, do ponto de vista da ciência, no nosso organismo, consideramos como tecido a pele, os ossos, os órgãos, e o sangue (sim, o sangue!).
O esqueleto, além de dar sustentação ao corpo, protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele é constituído de peças ósseas (208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
💡 Medula Espinhal vs. Medula Óssea: Você Sabe a Diferença?
É muito comum confundir esses dois termos. Vamos esclarecer:
Medula Espinhal
- É o prolongamento do córtex (cérebro) por toda a espinha (coluna).
- Vai da região cervical (pescoço) até o cóccix (o último ossinho da coluna).
- Dela saem os nervos, que inervam todas as outras estruturas do corpo para captar e exercer suas funções sob o comando do córtex.
- Por isso, é chamada de Sistema Nervoso Central (SNC).
Medula Óssea
- É um líquido gelatinoso que encontramos dentro dos ossos.
- Sua principal função é fabricar as células sanguíneas.
- Ela produz:
- Glóbulos vermelhos (hemácias).
- Glóbulos brancos e linfócitos (sistema de defesa).
- Plaquetas.
A Lei de Wolff e a Adaptação Óssea
Existe uma lei, chamada Lei de Wolff, que estabelece:
“Cada mudança na forma de função de um osso, ou apenas de sua função, é seguida por alterações definitivas em sua arquitetura interna e alterações secundárias igualmente definitivas em sua conformação externa, de acordo com as leis da física.”
Segundo esta Lei, dificilmente um osso que sofreu deformação ao longo do tempo poderia assumir outra forma. No entanto, hoje já se sabe que o osso pode sim se ajustar a uma nova situação, desde que ocorram ações para isso.
Ou seja, exercícios físicos feitos com acompanhamento de um profissional especializado podem amenizar problemas produzidos por desvios ósseos, como o joelho valgo ou o joelho varo.
🩹 O Processo de Cura de uma Fratura
Quando quebramos um osso, ele fica torto?
A não ser que seja realizada uma redução (o “colocar no lugar”) irregular durante o atendimento de emergência, o osso será recuperado de acordo com a sua função.
Em determinadas situações, a fixação dos ossos com aparatos metálicos (implantes) é necessária. Em outras, quando os ossos sofrem uma fissura, que é o “osso trincado”, a decisão da intervenção cirúrgica fica a cargo do cirurgião ortopédico.
Por isso, sempre recomendamos que, na emergência, procure primeiro um médico! Combinado?
O Dr. da Dor
Dr. Yujiro Abe, Ft., MSc:
- Diretor Administrativo do Dr. da Dor.
- Mestre em Ciências Odontológicas, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP).
- Docente de cursos e palestras sobre Reload Proprioceptivo na Faculdade de Medicina da USP.
- Membro do International Association for Study of Pain (IASP).
- Foi pesquisador do Centro de Oclusão, DTM e Dor Orofacial da FOUSP (CODD/FOUSP) por 8 anos.





